Data : 23/10/2014

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

DURANTE VIAGEM AO SRI LANK

O sacerdote, que é recordado como um grande padre missionário, será canonizado no dia 14 de janeiro
josevaz

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco presidirá, dia 14 de janeiro de 2015, no Sri Lanka, a cerimônia de canonização do padre José Vaz, nascido na Goa portuguesa, a 21 de abril de 1651. A data foi decidida, nesta segunda-feira, 20, durante o consistório que aconteceu no Vaticano, sob a presidência do Pontífice.

O sacerdote foi missionário no Sri Lanka e morreu 16 de janeiro de 1711. Sua proclamação como santo contou com os votos favoráveis da sessão ordinária da Congregação para as Causas dos Santos, sem exigir um novo milagre.

José Vaz, sacerdote da Congregação do Oratório, foi beatificado por São João Paulo II durante uma viagem ao Sri Lanka, em janeiro de 1995.

O futuro santo foi recordado na sua beatificação, como “um grande padre missionário”, tendo vivido de forma pobre numa época de perseguição aos cristãos, apesar de ter nascido numa família da casta dos brâmanes.

O sacerdote foi preso e ajudou clandestinamente as comunidades católicas, celebrando Missa de noite. José Vaz também traduziu o Evangelho para as línguas tâmil e o cingalês.

A comunidade católica em Goa, Índia, está a dialogar com as autoridades da Igreja no Sri Lanka sobre a possibilidade de organizar um encontro de cerca de mil fiéis com o Papa.

A viagem do Santo Padre ao Sri Lanka vai decorrer entre os dias 13 e 15 de janeiro, seguindo de uma passagem de quatro dias pelas Filipinas.

No início deste mês, o Papa recebeu, no Vaticano, o presidente da República do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, em audiência privada, após a qual os responsáveis deixaram votos de que a viagem pontifícia “possa ser acolhida como sinal de proximidade a população” e como “encorajamento aos que trabalham pelo bem comum, a reconciliação, a justiça e a paz”.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/