Data : 09/06/2014

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Papa Francisco

Papa Francisco encontra atletas e destaca valores do esporte

Francisco incentivou os atletas a promoverem o esporte como experiência educacional

Por: Da redação, com Rádio Vaticano

paraO Papa Francisco encontra atletas e destaca valores do esporte O Papa Francisco recebeu na tarde deste sábado, 7, na Praça São Pedro, no Vaticano, cerca de 50 mil participantes do encontro promovido pelo Centro Esportivo Italiano.

“Estamos vivendo uma verdadeira festa do esporte aqui na Praça São Pedro. Fico feliz por vocês comemorarem o 70° aniversário do Centro Esportivo Italiano com todo o mundo esportivo representado pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI) e vários clubes esportivos”, disse o Pontífice.

O Santo Padre saudou com afeto os atletas, treinadores e diretores de clubes esportivos ali presentes.

“Conheço e aprecio seu compromisso e dedicação na promoção do esporte como experiência educacional. Vocês, jovens e adultos, que trabalham com crianças, através de seu precioso serviço, são realmente educadores. É um motivo de orgulho, mas, sobretudo, é uma responsabilidade”, disse ainda o Papa Francisco.

Valores do esporte

O Papa destacou que o esporte deve permanecer um jogo. “Somente se permanece um jogo faz bem ao corpo e ao espírito. Como vocês são esportistas, convido-os não papafranciscosó a jogar, como vocês já fazem, mas também a procurarem o bem, na Igreja e na sociedade, sem medo, com coragem e entusiasmo, a se envolverem com os outros e com Deus, e darem o melhor de si, oferecendo suas vidas por aquilo que realmente vale e que dura para sempre”.

Francisco recordou que nos clubes esportivos aprende-se o acolhimento. “Acolhe-se todo atleta que deseja fazer parte, acolhendo uns aos outros, com simplicidade e simpatia. Peço a todos os dirigentes e treinadores para serem, acima de tudo pessoas acolhedoras, capazes de manter a porta aberta para oferecer a cada um, sobretudo aos desfavorecidos, a oportunidade de se expressar”.

O Santo Padre disse aos presentes que é preciso dizer não ao individualismo. “Pertencer a um clube esportivo significa rejeitar toda forma de egoísmo e isolamento. É uma oportunidade de conhecer e estar com os outros, ajudar uns aos outros, para competir na estima recíproca e crescer na fraternidade”, frisou Francisco.

Instrumento missionário

Papa Francisco encontra atletas e destaca valores do esporteO Papa disse ainda que muitos educadores, sacerdotes e religiosas começaram a amadurecer sua missão de homens e cristãos através do esporte.

praca“Lembro-me, em especial, do padre Lorenzo Massa que pelas ruas de Buenos Aires reuniu um grupo de jovens no campo da paróquia e criou um time de futebol muito importante. O esporte na comunidade pode ser um ótimo instrumento missionário, onde a Igreja se aproxima de toda pessoa para ajudá-la a se tornar melhor e a encontrar Jesus Cristo”, sublinhou.
O Papa Francisco encorajou os atletas a prosseguirem em seu compromisso através do esporte em favor de crianças das periferias das cidades. “Jogando, vocês também podem dar razões de esperança e confiança”, concluiu.

Fonte: http://papa.cancaonova.com/