Data : 29/04/2014

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Paróquia em Salvador recebe o título de São João Paulo II

Paróquia no bairro dos Alagados, local visitado por João Paulo II, em 1980, recebe igreja dedicada ao novo santo

Fonte: Da Redação, com Agências

O Brasil ganhou, neste domingo, 27, uma paróquia dedicada a São João Paulo II. O arcebispo primaz de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, assinou um decreto, durante celebração de ação de graças pela canonização, acrescentando à Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados o nome do novo santo, sendo a primeira dedicada ao novo título do Papa polonês.

igreja

A igreja foi construída, em 1980, especialmente para a visita do então Papa João Paulo II ao Brasil. Na madrugada deste domingo, 27, uma Celebração Eucarística marcou a assinatura do decreto.

A passagem de Karol Wojtyla por Alagados, na época, ajudou a fortalecer os laços da população com a Igreja. Atualmente, uma creche funciona na paróquia e atende crianças pobres da região.

Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi a primeira cidade do país a receber uma paróquia com o nome do Papa, na ocasião da beatificação em 1º de maio de 2011. A igreja recebeu, em julho de 2011, a autorização da congregação para o Culto Divino, a fim de ter o nome de “João Paulo II”, sendo reconhecida pelo Vaticano como o primeiro templo dedicado ao Papa no Brasil.

Neste domingo, 27, a paróquia mineira teve uma programação especial, com celebrações e vigílias, para comemorar a canonização de João Paulo II.