Data : 29/05/2014

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Presidência do Celam

Presidência do Celam reúne-se com o papa Francisco, no Vaticano

cn

A Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) realiza, de 20 a 28 de maio, visita anual ao papa Francisco e à Santa Sé para tratar de questões sobre a vida e missão da Igreja na América Latina. Ontem, os participantes foram convidados a almoçar com o papa.

Representa a CNBB no Celam e integra a presidência do Conselho o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa. Em entrevista à Rádio Vaticano, dom Dimas afirmou ter sido boa a visita. “Ainda temos um encontro pessoal com o Santo Padre, que vai fechar com chave de ouro e a coletiva de imprensa à tarde”, lembrou dom Dimas.

O bispo comentou que o Celam está com novos projetos, neste último ano da atual presidência. Em maio do ano que vem, a assembleia vai ser na República Dominicana. Então, estamos tentando já finalizar aquilo que a assembleia nos confiou”, disse.

Projetos

Na reunião, a presidência da entidade propôs maior difusão da Exortação Apostólica Evangelii Guadium na América Latina. Também foram apresentados os conteúdos do Congresso latino-americano da Família que será realizado de 4 a 9 de agosto, no Panamá. Como sugestão, os bispos verificaram com o papa a possibilidade de nova assembleia especial do Sínodo para a América.

A presidência do Celam teve encontro com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Na oportunidade, houve visitas pelas congregações, pontifícios conselhos, o Sínodo dos Bispos e a Pontifícia Comissão para a América Latina.

CNBB com informações da Gaudium Press e Rádio Vaticano.