Data : 24/09/2014

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

XVII Congresso Eucarístico Nacional

XVII Congresso Eucarístico Nacional e Edital de Seleção para Hino

euca

A CNBB lançou documento informativo a respeito do XVII Congresso Eucarístico Nacional que será realizado entre os dias 15 a 21 de Agosto de 2016 em Belém – PA, com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e tendo por lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”. Por meio dele a CNBB deseja tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil.

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador – BA; o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, de 13 a 16 de Maio de 2010, tendo como Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Aparecida em maio de 2007. Em Aparecida, apresentou-se a riqueza da existência cristã a partir do binômio “discípulo missionário”. O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa fortalecer-se na fé, na esperança e na caridade e não desfaleça por causa as dificuldades do caminho. A Eucaristia gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.

O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa.

Um ato de adoração radical a Jesus na Eucaristia implica em compromisso de coerência e autenticidade cristã. Por isso, um Congresso Eucarístico tem implicações teológicas e espirituais, pastorais e missionárias, catequéticas e vocacionais, sociais e políticas, culturais e ecológicas, ecumênicas e interreligiosas. Adoramos Jesus na Eucaristia e queremos anunciá-lo á todos os homens e mulheres do nosso tempo, como o Libertador e Salvador que nos assegura vida em abundância (Cf. Jo 10, 10).

E para iniciar os trabalhos do próximo Congresso, a CNBB lançou, no início de setembro, edital para seleção do Hino do Congresso. No site da Conferência encontram-se os primeiros textos a respeito do XVII Congresso, assim como o edital contendo as orientações para composição e inscrição dos candidatos a Hino. As inscrições vão até o dia 12 de Janeiro de 2015.

Informe-se e participe desse momento tão especial de nossa Igreja.

Link para documentos e edital: http://www.cnbb.org.br/publicacoes-2/documentos-para-downloads-2/cat_view/516-xvii-congresso-eucaristico-nacional-2016-belem-pa

Kamilla Ferreira
Comunidade Tom de Amor
Fonte: http://www.cnbb.org.br/index.php